segunda-feira, dezembro 11

Hoje, Apenas hoje

Procurarei viver pensando apenas no dia de hoje, sem querer resolver de uma só vez todos os problemas da minha vida;
Hoje, apenas hoje, terei o máximo cuidade na minha convivência: afável nas minhas maneiras, a ninguém criticarei, nem pretenderei melhorar nem corrigir ninguém a força senão a mim mesmo;
Hoje, apenas hoje, serei feliz na certeza de que fui criado para a felicidade, não só no outro mundo, mas também já neste.
Hoje, apenas hoje, adaptar-me-ei às circunstâncias sem pretender que sejam todas a circunstâncias a adaptarem-se aos meus desejos;
Hoje, apenas hoje, dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura. Assim como o alimento é necessario para a vida do corpo, a boa leitura é necessaria para a vida do espirito;
Hoje, apenas hoje, farei ao menos uma coisa que me custa fazer; e se me ssentir ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém saiba;
Hoje, apenas hoje, farei uma boa açao, e nao o direi a ninguém;
Hoje, apenas hoje, executarei um programa pormenorizado. Talvez nao o cumpra prefeitamente, mas ao menos escrevê-lo-ei. E fugirei de dois males: a PRESSA e a INDECISÃO;
Hoje, apenas hoje, acreditarei firmemente, embora as circunstâncias mostrem o contrario, que Deus se ocupa de mim como se nao existisse mais ninguem no mundo;
Hoje apenas hoje, nao terei qualquer medo. De modo especial nao terei medo de apreciar o que é belo e de crer na bondade.

(Papa João XXIII, o Papa da Bondade)

Nenhum comentário: