sexta-feira, agosto 27

Brincando de Pedreiro

O desejo do que ainda não temos, é algo que chega a escapar do poder de se segurar com as duas mãos. A tarefa de querer reinventar as coisas, de domar o que não é certo, é realmente dificil, é como escrever certezas a lápis num guardanapo de papel.
Podemos dizer então, que durante todos os dias de nossas vidas aprendemos a construir momentos, em meio às incertezas, e junto deles construímos as pessoas.
A maior verdade disso tudo que chamamos de "caminho", talvez seja o fato de que não importa muito se a construção exige tempo, mão de obra ou um milhão de tijolos, o que realmente importa é o cimento (ou seja lá o que "cola")
Não importa o tamanho daquilo que construimos, se é uma mansão ou uma casinha de cachorro, que pode usar alguns dias ou anos...
Cansa facil quem cria demais, e varias vezes, cansa quem usa muito tijolo, mas faz pouco caso da "colinha" entre eles. Cansa quem sempre espera ver tudo cair a sua frente a ainda assim não aprende que o segredo da obra é o laço, é o nó de consolidação.
O que perdura é ter acabamento simples e puro. É se empenhar em mais de uma mão para construir, sabendo dividir o sentimento, sabendo ser mistura e se salvando do tempo (que é um teste para a atenção e a comodidade).
O tempo é um recurso do destino (pra quem acredita nele) e seleciona, não quem merece amar, mas quem ousa. Quem ousa ser o que realmente é, não se diminuindo na primeira chuva, por saber que a liga da argamassa (agora me disseram o que cola os tijolos) é forte e resiste. Ousa quem sabe reagir às palavras, quem se arrisca a perder o sossego, a sentir as náuseas desse barco em mares de estranhos. Ousa quem acredita que há amor suficiente no mundo, quem ainda gosta de cafuné. Ousa quem assume o poder dado a nós, por seja lá o que rege esse universo, de nos descobrirmos, seja na falta, na urgência, na carencia ou paciencia da espera.
E assim se constrói o amor, não se limitando ao numero de construções e tentativas, mas também não se limitando ao "ser amado". Se constrói o amor, sabendo ser companheiro, diante desse sol que nasce cada dia de obras em uma das empresas mais ricas desse mundo: o coração.

Nenhum comentário: